sábado, 14 de fevereiro de 2009

Salsa

A Salsa (Petroselinum crispum) é uma planta herbácea originária da Europa. Cultivada há cerca de 300 anos, atingiu uma elevada popularidade na gastronomia mundial. Alcança 15 cm de altura e possui talos floríferos que podem ultrapassar os 60 cm, com pequenas flores verdes amareladas.

Possui propriedades medicinais, como antioxidante e expectorante. São também ricas em vitaminas A, B1, B2, C e D, mas isto se consumidas cruas, uma vez que o cozimento elimina parte dos seus componentes vitamínicos.


Aplicações:


Óleo essencial tem efeitos medicinais - desde as sementes e raízes até as folhas aromáticas da salsa. Ela é considerada estimulante e diurética, boa fonte de vitaminas A e C e auxiliar na digestão.
Emplastro é aplicado para aliviar dores e irritações de picadas de insetos.
Infusão é considerada um auxiliar em regimes de emagrecimento (cuidado! o seu uso pode reduzir a produção do leite materno). Combate poros abertos e olhos inchados, clareia sardas e trata acne juvenil.
Para preparar a infusão, coloque 1 colher (chá) da planta em 1 chávena e despeje água a ferver por cima. Abafe com uma tampa e deixe repousar por 10 minutos antes de usar.

Sem comentários: