segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Camomila - Propriedades medicinais

A camomila tem propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, anti-espasmódicas e calmantes.

O chá de camomila é, assim, considerado como calmante. Também favorece a digestão, chegando a atenuar problemas digestivos como gastrite, flatulência, ataque de vermes ou inflamações da mucosa digestiva.

Considera-se também que a camomila alivia dores não só musculares como também ósseas (reumatismo, dores na coluna e ciática...)

Esta planta pode também actuar como suavizante da pele, na forma de óleo, para queimaduras e irritações, devido às suas propriedades atrás já referidas.
A aplicação de uma infusão desta planta, ou de um champô, também poderá clarear os cabelos, dando-lhes mais brilho e tornando-os mais louros.

Sugestão:

Para um banho calmante e relaxante, aplique na água quente um punhado de flores secas. Isto também se recomenda para acalmar a agitação dos bebés, favorecendo um sono tranquilo.

Travesseiros com flores secas de camomila ajudam a combater a insónia, dadas as propriedades da camomila, bem como o seu aroma suave.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

A Camomila


A camomila (Matricaria chamomilla ou Matricaria recutita) é uma planta da família das Asteraceae, e tem a sua origem mais provável na Europa e na América do Norte, onde é muito comum nos jardins públicos. É uma planta com flores miúdas, semelhantes a margaridas brancas com o miolo amarelo e é muitas vezes confundida com outras plantas parecidas, como a macela.

Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou, e foi o seu intenso aroma que despertou o interesse dos antigos pesquisadores, o que os levou a descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.

A camomila é uma planta anual, que possui uma haste ereta, e cresce entre 25cm a 50cm com, folhas delgadas e bem recortadas. É uma planta de clima temperado, que se dá bem em locais onde faça um pouco de frio, com sol pleno, solos bem drenados, argilo-arenosos e férteis; além disto, ela assegura a saúde das plantas ao redor, e convive bem com as couves, cebolas, mentas e repolho.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Couve de Bruxelas ao Fricassê

Ingredientes:
1 pacote de couve-de-bruxelas

1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 gema
1 copo de leite
Sal
Suco de 1 limão


Modo de Preparo:
Cozinhe as couves em água e sal por 10 minutos.

Escorra.
Prepare o molho colocando a manteiga ou margarina numa frigideira para derreter.
Junte a gema desmanchada no leite.
Acrescente o sal e, sempre mexendo, deixe engrossar.
Junte o suco de limão.
Por último coloque as couvinhas nesse molho, envolvendo-as bem, sem deixar levantar fervura.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Couve de Bruxelas


A couve-de-Bruxelas (Brassica oleracea) é uma verdura, do mesmo género, por exemplo, da couve e brócolos. As pequenas couves crescem ao longo do talo da planta que, na época da colheita, fica totalmente coberta por estes. O caule pode atingir uma altura de cerca de 50-100 cm, enquanto que os pequenos repolhos têm um diâmetro de 2-4 cm.


Tiveram origem, pensa-se, na Bélgica, tendo este nome por serem muito cultivadas em Bruxelas.


A couve-de-bruxelas é rica em sais minerais, principalmente fósforo e ferro e contém vitaminas A e C. É também rica em fibras, sendo assim recomendada para as pessoas que têm problemas intestinais.

Possui antioxidantes que ajudam o sistema imunitário a proteger o organismo contra infecções e outros danos.
Tem sido demonstrado que podem ajudar a proteger contra alguns tipos de cancro, como o cancro do cólon.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Nada melhor para finalizar a refeição do que…

Bolo de Nozes e Cenoura


Ingredientes:
5 ovos
2 copos de açúcar
2 copos de farinha
½ copo de óleo
1 copo de nozes moídas
2 copos de cenoura ralada
½ colher de chá de soda (facultativo)
Sal q. b.
2 e 1/2 colheres de chá de fermento
½ colher de chá de baunilha (facultativo)
1 colher de chá de canela (facultativo)

Preparação:

Bata muito bem os ovos e vá juntando todos os ingredientes finalizando com as nozes. Vai cozer em forma ou tabuleiro.

Cobertura (facultativa)
2 colheres de sopa de café forte
6 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
2 gemas
Mexa tudo muito bem e leve ao lume até engrossar, mexendo sempre.
(Também fica bem coberto com chocolate)

Para prato principal, ninguém resiste a…

Soufflé de cenouras e courgettes

Ingredientes:
500g de cenouras às rodelas

10g de manteiga para untar
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
1 dl de leite
4 ovos
1 courgette ralada
½ colher de chá de noz-moscada
Sal e pimenta q.b.

Como se faz?
Coza a cenoura e tritura-a no liquidificador.
Aqueça o forno a 200ºC. Unte uma forma de soufflé.
Numa frigideira, aqueça o azeite em lume médio e salteie a cebola durante 5 min.. Polvilhe com a farinha e deixe cozer durante 1 min., mexendo. Junte o leite e deixe levantar fervura, mexendo sempre. Deite para uma tigela grande. Junte a cenoura, as gemas, a courgette e a noz-moscada e tempere com o sal e a pimenta, sem deixar de mexer.
Bata as claras em castelo muito firme e incorpore-as na preparação dos legumes. Deite na forma untada.
Leve 30 a 40 min. ao forno (sem nunca o abrir), ou até o soufflé subir e alourar. Sirva de imediato.
Continuamos com a sopa…
Aveludado de cenoura com endro

Ingredientes:
1 colher de sopa de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho picado

1 l de caldo de galinha sem gordura
600g de cenoura aos quadradinhos
½ colher de chá de tomilho
1 colher de sopa de endro
4 colheres de sopa de iogurte natural
Sal, pimenta q.b.

Como se faz?
Num tacho, aqueça o azeite em lume médio e salteie a cebola e o alho durante 5 min.. Regue com o caldo e, quando ferver, adicione a cenoura e o tomilho. Deixe fervilhar sem tampa durante 40 min..
Triture a sopa e tempere com sal e pimenta. Distribua-a por tigelas e enfeite com o endro e 1 colher de sopa de iogurte.

Menu completo com cenoura

Iniciamos a nossa refeição com…
Cocktail laranja-cenoura

Ingredientes:
3 dl de sumo de cenoura fresco
1,5 dl de sumo de laranja fresco
1 pedaço de gengibre

Como se faz?
Num jarro, misture os sumos de laranja e de cenoura. Passe o gengibre no esmagador até se obter ½ colher de café. Misture com os sumos e sirva.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A Cenoura

A cenoura (Daucus carota) pertence à família das Apiaceae. É originária da Europa e da Ásia, onde é cultivada há mais de dois mil anos, como um alimento importante.A sua raiz é tuberculosa, podendo ter um tamanho e formato variável. A sua coloração é geralmente alaranjada, mas pode ser branca, amarela, vermelha e roxa. Embora o caule não se note, as folhas crescem até entre 30 a 50 cm. Para quem não sabe a cenoura tem flores brancas.

É altamente recomendada pelos médicos uma devido ao seu alto valor nutricional, sendo rica em betacaroteno, um dos responsáveis pela cor alaranjada e um componente importante da vitamina A, além de fibras, minerais e antioxidantes. A parte comestível da cenoura é a raiz e esta pode ser consumida ao natural, ralada ou fatiada, ou em sumos e tortas ou simplesmente como acompanhamento cozidas. Nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície. Basta lavá-la e raspá-la.

As cenouras multiplicam-se por sementes e gostam de sol pleno e de serem regadas regularmente. As principais espécies de cenoura são:

  • Nantes
  • Kuroda
  • Flaker
  • Chantenay
  • Danvers
  • Etc...

domingo, 15 de fevereiro de 2009

História e Curiosidades: Salsa


A Salsa é uma planta originária da Europa.


Os antigos Egípcios e os Gregos usavam-na para tratar dores de estômago e problemas de bexiga. Os gregos utilizavam-na também em tratamentos contra a epilepsia e como regulador do Sistema Nervoso. Era o símbolo da festa e da alegria partilhada e servia para coroar os vencedores de corridas.


Os Romanos, que adoravam regar os seus banquetes com litros de vinho, acreditavam que a salsa evitava a intoxicação e usavam-na para desodorizar o ar repleto de álcool. Foram os primeiros a utilizá-la na alimentação.


Nem sempre esta planta foi popular. Na Idade Média acreditava-se que estava ligada às forças do mal. Algumas das crenças que pairavam em torno do cultivo e uso da salsa eram que as sementes da planta demoravam a germinar porque precisavam de “ir até ao diabo e voltar sete vezes”, antes de começarem a crescer, e que esta possuía um “poder maléfico” pois, as suas raízes e folhas podiam ser usadas em rituais de magia para destruição de um inimigo.


Outra utilidade da planta era nos funerais. Servia para purificar o ar e facilitar o trânsito do morto para outro mundo.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Courgettes com alho, salsa e limão



Ingredientes:
  • 2 colheres de chá de azeite
  • 600g de courgettes (cortadas em meias luas)
  • 1 colher de sopa de alho picado
  • 2 colheres de sopa de SALSA picada
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • sal q.b.

Como se faz?

Numa frigideira antiaderente grande, aqueça o azeite em lume esperto e salteie as courgettes durante 3 min.. Junte o alho e salteie mais 5 min.: as courgettes devem ficar ligeiramente crocantes.

Retire do lume e tempere com sal. Misture a salsa e o sumo de limão.

Sirva quente ou a temperatura ambiente.

Salsa

A Salsa (Petroselinum crispum) é uma planta herbácea originária da Europa. Cultivada há cerca de 300 anos, atingiu uma elevada popularidade na gastronomia mundial. Alcança 15 cm de altura e possui talos floríferos que podem ultrapassar os 60 cm, com pequenas flores verdes amareladas.

Possui propriedades medicinais, como antioxidante e expectorante. São também ricas em vitaminas A, B1, B2, C e D, mas isto se consumidas cruas, uma vez que o cozimento elimina parte dos seus componentes vitamínicos.


Aplicações:


Óleo essencial tem efeitos medicinais - desde as sementes e raízes até as folhas aromáticas da salsa. Ela é considerada estimulante e diurética, boa fonte de vitaminas A e C e auxiliar na digestão.
Emplastro é aplicado para aliviar dores e irritações de picadas de insetos.
Infusão é considerada um auxiliar em regimes de emagrecimento (cuidado! o seu uso pode reduzir a produção do leite materno). Combate poros abertos e olhos inchados, clareia sardas e trata acne juvenil.
Para preparar a infusão, coloque 1 colher (chá) da planta em 1 chávena e despeje água a ferver por cima. Abafe com uma tampa e deixe repousar por 10 minutos antes de usar.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Onde encontrar os seus alimentos biológicos


Embora o nosso grupo sugira que plante em casa os seus próprios legumes e vegetais, sabemos que nos dias de hoje isso é difícil. Portanto, e para ajudar aqueles que já se renderam a estes produtos muito saudáveis e saborosos, deixamos aqui o local de várias feirinhas biológicas onde produtores certificados vendem os seus produtos.


Matosinhos
No Jardim Basílio Teles, junto à Câmara Municipal de Matosinhos.
Todos os Sábados das 9h00 às 14h00.

Aveiro
No Rossio de Aveiro.
Todos os sábados das 9h00 às 14h00.

Lisboa
No Jardim Do Príncipe Real.
Todos os Sábados das 8h00 às 14h00.

Oeiras
No jardim de Oeiras, frente ao eléctrico.
Todos os sábados das 9h00 às 14h00.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A Agricultura Biológica



Para esclarecer algumas dúvidas colocadas.





Na Agricultura Biológica os alimentos orgânicos ou biológicos são cultivados sem o uso de fertilizantes sintéticos, pesticidas, herbicidas ou fungicidas. De um modo geral, a Agricultura Biológica respeita o ambiente no seu todo. Os eco-produtos são potenciadores de uma vida mais saudável pelas suas qualidades nutricionais e isenção de resíduos tóxicos.


Princípios
Para alcançar isto, a agricultura biológica baseia-se numa série de objectivos e princípios, assim como em práticas comuns desenvolvidas para minimizar o impacto humano sobre o ambiente e assegurar que o sistema agrícola funciona da forma mais natural possível.



As práticas tipicamente usadas em agricultura biológica incluem:



  • Rotação de culturas, como um pré-requisito para o uso eficiente dos recursos locais
  • Limites muito restritos ao uso de pesticidas e fertilizantes sintéticos, de antibióticos, aditivos alimentares e auxiliares tecnológicos, e outro tipo de produtos
  • Proibição absoluta do uso de organismos geneticamente modificados
  • Aproveitamento dos recursos locais, tais como o uso do estrume animal como fertilizante ou alimentar os animais com produtos da própria exploração
  • Escolha de espécies vegetais e animais resistentes a doenças e adaptadas às condições locais

Segundo a AGROBIO, a composição de produtos hortícolas biológicos comparativamente com produtos fertilizados com adubos químicos apresenta:



  • + 18% de potássio
  • + 18% de proteínas
  • + 77% de ferro
  • + 10% de cálcio
  • + 13% de fósforo

Razões não faltam para consumir produtos biológicos!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009


Tarte de espinafres e queijo

Ingredientes:

Massa
300g de farinha
100g de margarina
2 ovos (inteiros)
2 colheres de sopa de leite
sumo de limão
sal

Recheio
1 molho de espinafres
50g de margarina
200g de queijo fresco
2 ovos
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de farinha maizena
Sal, noz moscada


Como se faz?

Amassar a farinha com a margarina, os ovos, o sal, o leite e o sumo de limão, de modo a ficar tudo muito bem ligado, dando o mínimo de voltas; faz-se uma bola e cobre-se com um pano para repousar 1 hora.
Escaldam-se os espinafres em água e sal durante 2 minutos e escorrem-se.
Num tacho derrete-se a margarina, juntam-se os espinafres e deixa-se estufar 10 minutos mexendo de vez em quando.
Retiram-se do lume e junta-se o queijo esfarelado com os dedos, os ovos batidos, e os restantes temperos.
Estende-se a massa com o rolo, forra-se a tarteira, põe-se o recheio, cobre-se com uma roda de massa.
Pincela-se com ovo e vai a cozer.



Bom apetite!!

Como curar uma gripe


E porque é Inverno e anda por aí uma epidemia de gripe, para os infelizes que a apanharam, aqui vão alguns chás de plantas medicinais que podem ajudar a resolver o problema:


Alfazema:
Preparo: Colocar as folhas num bule e adicionar água fervente. Tomar o chá morno ou frio.

Erva-Cidreira (folhas):
Bom para: tosse, dor de cabeça, constipação.
Preparo: Colocar as folhas e talos num bule com água e deixar ferver por alguns minutos. Adoçar a gosto, tomar o chá morno ou frio durante o dia.

Eucalipto Branco (folhas):
Preparo: Colocar as folhas num bule com água fervente, por alguns minutos. Fazer inalação com os vapores que o chá expele.

Hortelã (flores/folhas):
Bom para dores de cabeça.
Preparo: Colocar a erva num bule, adicionar água fervente. Adoçar a gosto. Servir morno ou frio.

Sabugueiro (folhas):
Preparo: Colocar as folhas num bule com água e deixar ferver por alguns minutos. Tomar o chá ainda morno como água durante o dia.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Espinafres


O espinafre (Spinacia oleracea) é uma erva rasteira originária da Ásia, pertencente à família das amarantáceas, cujas folhas são comestíveis. É uma planta hortícola que atinge cerca de 30 cm de altura.

As folhas do espinafre são bastante utilizadas para a elaboração de sopas, suflês, omeletes, recheio de massas, tortas, pastéis e assados.

Esta verdura tem um elevado valor nutritivo. Pobre em calorias, possui minerais importantes como o Ferro (muito importante para a formação de sangue), o Cálcio e o Fósforo (que participam na formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue), e também várias vitaminas.
O espinafre tem também propriedades laxantes e é muito utilizado para clarear a pele e remover as manchas do rosto produzidas pelos elementos biliares. É também um alimento especial para os nervos e cérebro.

Há três variedades principais de espinafre:

  • Savoy - de folhas verde-escuras e crespas, é a variedade mais comercializada fresca;

  • Folha plana e lisa - de folhas maiores, arredondas, planas, lisas, mais usadas na indústria dos alimentos;

  • Semi-savoy - tipo híbrido, de folhas crespas porém mais fáceis de limpar, é cultivada tanto para consumo in natura como para a indústria).

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Histórico e curiosidades : Coentros



Esta erva foi levada para a Europa pelos romanos, que segundo a Bíblia, já a agregavam ao cominho e vinagre, para conservar carnes.

Na China, atribuía-se ao coentro o poder da imortalidade.

Na Idade Média, por ser considerado afrodisíaco, era colocado em poções de amor.

No Egipto, era colocado no túmulo dos nobres, para ajudar a alma a encontrar o seu caminho.

Na Babilónia, arranjos florais com coentro e rosinhas, decoravam as festas.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Creme de coentros à alentejana

Sopas
Ingrediente Principal: Batata













Ingredientes
Batata : 600 gr

Cebola : 1
Sal : q.b.
Coentros : 1 molhinho
Azeite : 1 dl
Alho : 3 dentes
Pão alentejano : 1



Preparação
Descascam-se as batatas e cortam-se em pedaços, assim como a cebola, temperando com sal. Numa panela, junta-se 1 lt de água e leva-se ao lume a cozer.Entretanto, escolhem-se os coentros e lavam-se.Quando as batatas estiverem cozidas, misturam-se os coentros e deixa-se ferver mais 1 minuto. Retira-se e passa-se tudo pelo passevite. Rectifica-se de sal, junta-se o azeite e os dentes de alho picados finamente. Mexe-se bem.
Pode-se servir a sopa com fatias de pão alentejano e raminhos de coentros.