segunda-feira, 9 de março de 2009

A compostagem




A decomposição é pelo menos tão antiga como o solo e é de extrema importância no ecossistema, uma vez que reintroduz nutrientes essencias às plantas de volta no solo.
É por isto que o homem desenvolveu a compostagem, para replicar o processo natural de renovção de nutrientes.



Um animal que faz este trabalho é a minhoca. A minhoca ao ingerir alimento, digere-o e expele cercade 70% do que comeu sob a forma de pequenos grãos de húmus.A grande vantagem das minhocas é que conseguem transformar lixo em húmus muito mais rapidamente do que o que seria normal.Por exemplo, cinco litros de minhoca são necessários para em60 dias transformar um canteiro de esterco, de 10 m de comprimento por 1 m delargura e 40 cm de profundidade, em húmus.


É assim possivel reciclar osresíduos orgânicos da sua cozinha e da sua horta ou jardim, transformando todas as substâncias biodegradáveis num adubo rico em nutrientes.
Para aqueles que têm jardim ou espaço no exterior, a compostagem tradicional é melhorno entanto, para quem não possui espaço livre, a vermicompostagem é a maisadequada, além que não liberta maus odores.


Para aqueles interessados em saber detalhes sobre como fazer a compostagem doméstica ou a vermicompostagem (compostagem com minhocas),vistem estes sites:


http://www.cm-alcobaca.pt/resources/f62c9662fef2c635944676ad147ab8fb/Manual_Compostagem.pdf- um manual da Câmara Municipal de Alcobaça sobre compostagem doméstica.


http://www.confagri.pt/Ambiente/AreasTematicas/Solo/Documentos/doc41.htm- um site sobre vermicompostagem, com dicas para construção de uma em casa e tudo.

Sem comentários: